A coordenadora de Doenças Crônicas da Secretaria de Saúde de Marabá Lilia Moura participará da primeira Jornada Lúpus onde fará parte da mesa que terá o tema de discussão sobre o acolhimento de pacientes acometidos pela enfermidade de Lúpus.
Lilia é enfermeira de formação pela faculdade Carajás, pós-graduada em auditoria em Serviços de Saúde pela Faculeste, trabalhou como estagiária no setor que hoje coordena na secretaria e tem a nível municipal um dos maiores desafios do milênio em todo mundo que são as doenças crônicas que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são responsáveis por 63% das mortes no mundo.
A Jornada será realizada no auditório plenarinho da Câmara dos vereadores de Marabá no dia 02 de junho as 14:00hs com o apoio da liga de dermatologia da UEPA e do grupo de apoio às pessoas acometidas pelo Lúpus- o GARPA. Destinado aos alunos e profissionais da saúde, porém quem quiser saber mais sobre a doença e tirar dúvidas sobre, o evento é gratuito.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar vários órgãos e tecidos. Um exemplo de órgão afetado é a pele, apresentando vermelhidão na face em forma de “borboleta”. Lúpus não é transmissível, porém em casos mais graves, se não tratada adequadamente pode levar ao óbito. Autoimune (a células do próprio organismo passam atacar estruturas saudáveis).
Link para inscrição:
por Gaspar Henrique
👏👏👏
Excelente..