top of page
Buscar
Marabá News

Manobra de Heimlich no Hospital Materno Infantil: uma ideia que deu certo.

Atualizado: 30 de mai. de 2023

Por Gaspar Henrique, cientista político.


A Câmara Municipal de Marabá, aprovou em 2022 o projeto de Lei nº 18.102, que dispõe sobre a obrigatoriedade de ministrarem cursos e orientações sobre manobra de Heimlich (manobra do desengasgo), aos pais e responsáveis de recém-nascidos, no Hospital Materno Infantil de Marabá (HMI), o qual fica responsável por ministrar treinamento de primeiro socorros voltados para situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita aos neonatos (também conhecida como manobra de vida), aos pais e/ou responsáveis de recém nascidos.


O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). É considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações. As orientações e treinamentos serão ministrados durante o pré-natal, ou antes, da alta do recém-nascido, pelo próprio corpo clinico já existente nos locais. Fica facultado aos pais e/ou responsáveis à adesão ou não ao treinamento oferecido pelo Hospital Materno Infantil. Em caso de rejeição, os mesmos deverão assinar um termo manifestando sua recusa.


O HMI deverá afixar nos locais destinados às gestantes, bem como nos berçários e sala de espera/recepção cópia da presente lei para que todos os pais e/ou responsáveis dos recém-nascidos tomem ciência do treinamento oferecido. Cabe dizer que a direção do hospital poderá escolher realizar o treinamento individualmente ou em turmas aos pais e/ou responsáveis dos recém-nascidos.


Vanice Maria da costa silva, Diretora de enfermagem do HMI, afirma que assim que souberam que o projeto de lei do vereador Alecio Stringari, havia sido aprovado, iniciaram suas atividades de educação permanente em busca de treinamentos, capacitações de seus profissionais multidisciplinar para garantir que os pais/ mães acompanhantes saiam treinados conforme designação do projeto. Ela afirma ainda que a Lei foi de grande ganho e a direção contou com o reforço dos acadêmicos de medicina da facimpa que são multiplicadores. O núcleo de educação continuada juntamente com os doutorandos de medicina da Facimpa estão realizando o treinamento para manobra do desengasgo para todos os familiares dos bebês nascidos na instituição materno infantil.



O técnico de gestão da décima primeira Regional da Sespa em Marabá, José Andrade, o qual também atua como técnico de enfermagem na unidade básica de saúde Carlos Barreto no bairro Morada Nova, parabeniza o criador do projeto de lei e afirma que o procedimento de Reimlich deveria ser expandido de forma "obrigatória " para a fase final do pré-natal em todas as unidades básicas de saúde do município, dada a importância desse procedimento que salva vidas.




448 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page