top of page
Buscar

Primeira Jornada de Debates e Cuidados sobre Lúpus de Marabá.


Ocorreu ontem, dia 02 de junho, no plenarinho da Câmara dos vereadores de Marabá, a primeira Jornada Lúpus: acolhimento e capacitação, com o apoio da liga de dermatologia da UEPA e do grupo de apoio às pessoas acometidas pelo Lúpus- o GARPA.

Conforme programado estiveram no evento representantes da UEPA, SESPA, GARPA (Grupo de Apoio a Pacientes Reumáticos do Sul e Sudeste do Pará) e Secretaria Municipal de Saúde.

Nas palavras de Lorena Ferraz, Presidente do GARPA - : "Foi uma honra poder participar da 1 jornada de Lúpus realizada pela liga de dermatologia da UEPA. Excelente evento. Desde a organização até sua finalização. O GARPA agradece o convite e fica lisonjeado pelo tema em questão e pelo apoio à causa."



A enfermeira Lilia Moura fez ponderações importantes: "O Acolhimento ao paciente com Lúpus, ocorre por meio do comprometimento em recebê-lo e tratá-lo com humanização. Esse foi um dos objetivos do evento: I Jornada Lúpus, promover para os ouvintes esse ponto de vista tão importante. Ressaltando que essas pessoas possuem seus direitos descritos na Lei Municipal n° 18.114 de 11 de maio de 2022 a qual institui, o dia municipal do Lúpus Eritematoso Sistêmico, comemorado dia 10 de maio. Sendo um deles, o atendimento prioritário em órgãos públicos e privados em todo seu horário de expediente, mediante apresentação de carteira de identificação. Tornando-se um ganho para esse grupo, além de grandes avanços no que diz respeito ao compromisso da secretaria de saúde em instituir essa Lei com veemência no município de Marabá.



Umas das participantes da Jornada enquanto público alvo foi a Erika Graziele, natural de São Domingos do Araguaia, mora em Marabá desde os 2 anos, hoje com 21, cursando 9º semestre de enfermagem pela Faculdade Carajás, também é estagiária na secretaria municipal de saúde, no setor Educação Continuada - Escola da Saúde EAD. Segundo ela: "É um evento fundamental, pra chamar a atenção da população para o impacto que o lúpus tem sobre as pessoas, enfatizando a necessidade de diagnosticar e tratar precocemente a doença. Destacando também, que existem fatores que podem levar ao desencadeamento da atividade do lúpus, como o sol e outras formas de radiação ultravioleta. Essa foi apenas I Jornada sobre o Lúpus, que venham outras mais!"



por Gaspar Henrique









 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page